26
Mar

0

Coaching na Liderança

Certamente já reparou que visão estratégica, agilidade, capacidade de superação e de liderar pessoas convertendo o seu talento em performance são skills que a realidade atual exige a qualquer líder organizacional. E se pensarmos que as organizações estão a assumir estruturas cada vez mais horizontais e que a subida a posições liderança está a ser assumida cada vez mais cedo, é fácil perceber a dimensão deste desafio.

Se, por um lado, estruturas mais horizontais estimulam a cooperação e a aproximação entre líderes e as suas equipas, por outro traduzem-se num aumento de responsabilidade para quem ocupa as posições de liderança. E no caso das subidas rápidas na estrutura, o challenge e o drive que proporcionam, não são suficientes para gerar a maturação que ritmos menos frenéticos e o acompanhamento atento de elementos mais experientes proporcionavam no passado.

Não menos importante, há que realçar: O topo continua a ser um lugar solitário.

Por tudo isto, há algo que fica cada vez mais claro: Os líderes precisam agora de mais apoio. Ou, se quiser, os líderes precisam de mais apoio AGORA.

Neste contexto, a relação sinérgica de um-para-um que o Coaching proporciona à liderança de qualquer organização, traduz-se numa solução apelativa em que os resultados se sentem na pessoa, mas as melhorias se repercutem em cascata por toda a estrutura.

Naturalmente (e todos os estudos apontam neste sentido), estes resultados vão revelar-se no aparecimento de uma cultura de Coaching no interior da estrutura organizacional através de melhorias de performance, nomeadamente em termos de eficácia na gestão do potencial e das relações humanas, de eficiência na gestão de tempo, de assertividade na comunicação interpessoal e da clareza nas tomadas de decisão.

É por esse motivo que, para além desta abordagem, temos assistido ao aumento do interesse por programas certificados em Coaching. Este percurso, para além de preparar as lideranças com as necessárias ferramentas, proporciona importantes processos de desenvolvimento pessoal, que ultrapassam os limites da atuação do Coach no contexto de uma sessão de Coaching.

Melhorando a sua performance e a capacidade de extrair potencial das suas equipas, os líderes que utilizam o Coaching no desempenho das suas funções contribuem simultaneamente para a motivação e melhoria da qualidade do dia-a-dia destas pessoas e para os resultados e sustentabilidade da organização.

Ricardo Cibrão, Diretor ICU Portugal