INVESTIGAÇÃO

INVESTIGAÇÃO ICU

A ICU tem na sua missão a investigação científica e a transformação deste potencial em capacidade inovadora. Desenvolvemos investigação e introduzimos nos nossos programas novos métodos, ferramentas e tendências que representam o state of the art do Coaching a nível mundial:

INVESTIGAÇÃO COACHING & NEUROCIÊNCIAS

A ICU desenvolveu uma importante e estratégica parceria comAcademia Alemã de Neurociências e Educação – ANE, que lhe permite a aplicação das últimas descobertas sobre o funcionamento do cérebro, nos processos de Coaching.

NEUROCIÊNCIA

A Neurociência, investigação do cérebro, é reconhecida como uma das ciências mais importantes do nosso século. Nos últimos anos, estes avanços não só serviram para curar doenças, mas levaram também ao campo da educação enormes avanços, isto porque se conhecermos as funções do cérebro podemos melhorar o desenvolvimento de nossas capacidades e do nosso desempenho.

O entendimento sobre o funcionamento dos mecanismos de regulação do cérebro tem sido um dos maiores desafios da humanidade desde a Antiguidade. O termo Neurociência surgiu recentemente, em 1970, mas os estudos do cérebro humano, datam da antiga Grécia.

Os filósofos da altura desenvolveram teorias sobre o cérebro através de simples observações, já os romanos iniciaram os seus estudos dissecando animais. No século XVIII, impulsionado pelo Iluminismo, surgiram os estudos mais aprofundados do sistema nervoso.

A teoria da evolução de Charles Darwin também contribuiu significativamente para o entendimento da estrutura e funcionamento cerebrais. Mas foi o surgimento de tecnologias como Raio X e tomografias computadorizadas que optimizou as pesquisas na área e inaugurou efetivamente a Neurociência.

 

“O nosso cérebro tem mais de 100.000 milhões de células cerebrais (neurónios), por sua vez conectados através de 70 a 100 biliões de sinapses. O comprimento de todos os nervos no cérebro de um adulto cobre 5,8 milhões de quilómetros, o que equivale a 145 vezes a circunferência da Terra.”