Fev

Coaching e a nova realidade

A situação que estamos a atravessar desde março de 2020, tem vindo a criar todo um conjunto de novos desafios às mais diversas atividades económicas. E o Coaching não é exceção. De facto, uma atividade que assentava maioritariamente no modelo presencial para fortalecer a cumplicidade e o rapport com os clientes de modo a potenciar a dinâmica sinérgica do processo, viu-se agora obrigada a repensar e ajustar o seu modus operandi de forma a continuar a apresentar-se no mercado como uma solução de topo para quem pretende resultados de excelência.

Sermos flexíveis e adaptáveis nos dias que correm não é uma opção. É uma exigência crescente que o mundo coloca a todos os profissionais. Nesse sentido, o papel de um profissional de Coaching torna-se cada vez mais relevante, pois acompanhará o Coachee nestes processos de mudança e adaptação, aumentando a consciência sobre a sua responsabilidade pelos resultados que pretende alcançar, auxiliando-o na criação de links emocionais às metas definidas e contribuindo para a motivação e drive necessários para que desenhe e implemente planos de ação desafiantes e eficientes.

Sendo a dinâmica de Coaching conduzida por um profissional capaz e experiente, surpreendentemente (ou talvez não), os resultados obtidos agora através das soluções tecnológicas de comunicação e interação a distância são bastante idênticos aos de anteriormente. Um mind shift coletivo tornou possível e rápido o processo de adaptação a estes novos meios. Hoje, um Coach profissional saberá lidar com esta nova realidade e criar todas as condições para que o processo seja igualmente eficaz e a conexão Coach/Coachee esteja presente independentemente da distância física que os separa.

Pioneira na introdução das neurociências no coaching, a ICU Portugal desde cedo preparou os seus alunos para lidar com esta nova realidade que, se por um lado limita o número de oportunidades que têm para estar presencialmente com os seus clientes (adversidade), por outro lhes abre as portas para trabalharem com clientes em qualquer parte do mundo (oportunidade)!

Ricardo Cibrão
Diretor Executivo